Peirópolis, voltando no tempo dos dinossauros

Museu do dinossauro

Peirópolis fica muito próximo de Uberaba-MG, a terra do Zebu. A apenas 18 km do centro da cidade. Fica na Rodovia BR 262, exatamente no percurso entre Araxá e Uberaba e vale a pena visitar e curtir este lugar fantástico.

Leve as crianças e elas irão adorar os dinossauros. E os grandões também vão se deliciar com os doces e os manjares da cozinha mineira.

Voltada para o turismo, no começo do Séc. XX, era destaque na produção de calcário, com a descoberta de fósseis na região, se tornou um lugar turístico, incluindo também, a antiga estação ferroviária da Mogiana, onde funciona o Museu dos Dinossauros.

A antiga estação Mogiana, onde atualmente é o Museu dos Dinossauros. Construída em 1889 no estilo britânico, que dominava o mercado fervente das ferrovias naquele instante tecnológico da época.

História de Peirópolis:

A “linha do Catalão” da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro foi a primeira ferrovia a atingir o Triângulo Mineiro, chegando a Uberaba em 1889. A pequena estação de Peirópolis, designada originalmente como “Cambará”, ficava no trecho entre as cidades de Conquista e Uberaba, e teria sido inaugurada nesse mesmo ano. Em 1924 ganhou a atual denominação.
O surgimento do bairro junto à estação deve-se ao imigrante espanhol Frederico Peiró que, em 1911, montou duas fábricas de cal virgem aproveitando o calcário da região. Peirópolis – como ficou sendo conhecida a localidade – ganhou importância econômica vendendo o produto no estado de São Paulo por meio da ferrovia. No entanto, a partir da década de 1950 a Cia. Mogiana foi progressivamente desativando a antiga linha de Conquista, dando preferência à linha de Igarapava, inaugurada em 1915 e considerada mais viável economicamente. A construção do lago da Usina Hidrelétrica de Jaguara no início dos anos 1970 selou o destino do ramal, que foi definitivamente desativado em 1976. Fonte: wikipedia

Museu dos Dinossauros, parte do Complexo Científico Cultural de Peirópolis, há pousadas, docerias, restaurantes e um área muito grande com réplicas de dinossauros.

As crianças como sempre, improvisam um escorregador e uma chama a outra que chama a outra e de repente, tornou-se um parque de diversão com sorrisos e alegria dos pequenos.

Em escala de tamanho natural, eles, mesmos estáticos, nos impressionam. Fico pensando como era vê-los de verdade! Minha mente é pequena para entender isto! Mas insisto em imaginar como seria aquela era, onde os dinossauros imperavam e dominavam os territórios. Para quem viu o filme Jurássico Park, sente-se no cenário cinematográfico.

Uma atração incríviel, são os fósseis de dinossauros e outros animais vertebrados petrificados, encontrados na região. Há diagramas detalhando a evolução da vida e montagens, reconstituindo o ambiente que estes animais incríveis que Deus fez, habitaram a região de Uberaba, na era Jurássica.

As visitas são assistidas com técnicos altamente capacitados, que além de apresentar e discorrer sobre o assunto, respondem perguntas que sempre temos, sobre este período longínquo, que apenas podemos construir modelos e suposições.

Laboratório de pesquisas: foto: http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/conteudo,706

O horário de funcionamento do museu

Funciona de terças as sextas feiras, de 08 as 17 horas. E sábados, domingos e feriados de 8 as 18 horas. No período férias, o Museu também está aberto às segundas-feiras.

GASTRONOMIA

DOCERIAS:

O melhor da culinária mineira para você se deliciar, destaques para os doces, que dispensam maiores informações, só ir, conferir e voltar sempre. Adoça a boca e a alma!

  • Casinha das Doceiras, da Associação comunitária Peirópolis artesanato e doces caseiros.

foto: http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/conteudo,706)

  • Doces Caseiros de Peirópolis, são os doces e maravihas da Dona Darci, pioneira na fabricação de doces artesanais.

foto: http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/conteudo,706

RESTAURANTES:

Comidas típicas e as delícias de Minas Gerais. O único risco é gostar tanto e querer voltar sempre.

  • Restaurante Parada do Dino

    foto: http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/conteudo,706

  • Restaurante Caçarola do Dino

    foto: http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/conteudo,706

  • Sorveteria

    foto: http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/conteudo,706

  • Jurassic Bar

    foto: http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/conteudo,706

Onde ficar?

Você pode hospedar em Uberaba ou Araxá e ir visitar Peirópolis, ou se hospedar em Peirópolis mesmo e aproveitar melhor a estada:

  • Pousada Peirópolis

    foto: http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/conteudo,706

  • Hotel / Pousada Toca dos Dinossauros

foto: http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/conteudo,706

Mais informações:

Podem ser obtidas no site da Prefeitura de Uberaba

Para chegar em Peirópolis, a partir de onde você está, você necessitará acessar a BR 262, entre Uberaba e Araxá.

foto: http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/conteudo,706

Booking.com

Uma ideia sobre “Peirópolis, voltando no tempo dos dinossauros

  1. Pingback: Cidade dos Dinossauros: Museu Paleontológico de Peirópolis Uberaba-MG - Radar MundialRadar Mundial

Deixe uma resposta